quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Lenda do Uirapuru

"Moema e Juçara eram amigas inseparáveis. Se Juçara resolvia tomar banho no rio, Moema ia junto, e era assim em todas as coisas. Numa festa na aldeia, as duas ficaram impressionadas com o novo chefe, Peri. Logo a simpatia virou uma paixão que elas não conseguiam esconder, mas não diziam uma à outra o nome do rapaz.
Uirapuru Laranja
Numa tarde, começaram a trocar confidências e acabaram descobrindo que estavam apaixonadas pela mesma pessoa. Depois da surpresa, decidiram superar o medo e o ciúme e chegaram à conclusão de que ele deveria escolher uma das duas.
Observando as meninas, o pessoal da aldeia começou a desconfiar do que se passava; o xamã conversou com elas e depois procurou o chefe. Quando perguntou a Peri de qual das duas gostava, ele ficou surpreso.
'Acho que gosto das duas...'
'E o que pretende fazer?', perguntou o xamã.
'Vamos decidir isso na floresta. Minha escolhida será aquela que acertar em pleno voo um pássaro que eu apontar.'
No dia seguinte, quando apareceu uma ave branca, Peri fez sinal para as moças lançarem as flechas, que saíram ao mesmo tempo de cada arco. O pássaro caiu, com uma flecha enterrada no peito. As setas haviam sido marcadas, para ajudar na identificação. Quando a flecha foi retirada, surgiu a vencedora. Peri e Juçara se casaram, e Moema se sentiu desamparada: não tinha mais nem a amiga, nem seu amor. Muito infeliz, afastou-se da aldeia para chorar. Tupã ficou com pena e procurou ajudá-la.
'Sinto saudade da minha amiga e do chefe, mas não quero que vejam a minha tristeza. Se me transformasse num pássaro, eu poderia ver os dois sem que eles soubessem quem eu sou.'
Tupã transformou-a num pássaro comum, que não chamava a atenção. Nas quando ela presenciou a felicidade do casal, ficou muito enciumada e decidiu se afastar da aldeia; voou para o norte e escolheu a floresta amazônica como morada. Para alegrá-la, Tupã deu-lhe um canto maravilhoso: 'A partir de agora, você será o uirapuru; a beleza do seu canto vai espantar a sua tristeza.'
Quando Moema fica triste, começa a cantar e se sente revigorada. Homens e mulheres procuram ouvir o uirapuru, pois sabem que ele dá sorte. Seu canto é tão poderoso que a passarinhada da floresta se cala para ouvi-lo."
Salerno, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2006.
--
Ilustração de Keulemans, 1881
Uirapuru-verdadeiro
Uirapuru
O Uirapuru, como diz a lenda, é um pássaro de colorações diferentes de acordo com a espécie. É muito ativo e se move muito rapidamente. Seu canto exuberante é muito apreciado por turistas que o visitam. Ele vive na Floresta Amazônica. Se alimenta principalmente de insetos, e frutas também.  
É uma ave pequena, medindo 12,5 cm quando adulto, pesando 20 gramas e tendo 20 cm de envergadura.
Ele adora cantar e se exibir para bandos de pássaros se alimentando que são atraídos por seu lindo canto.
Tem pés grandes que o ajudam a se segurar bem nos galhos.
Seu nome científico é Cyphorhinus aradus ou Cyphorhinus modulator. Existem outras espécies de Uirapurus, mas nenhum de seus cantos se iguala ao canto do uirapuru-verdadeiro.
O Uirapuru também é considerado um amuleto da sorte no amor e na vida. Eles o usam empalhado ou um colar com sua plumagem como amuleto.
Ele canta somente 15 dias por ano, para atrair pássaros e as fêmeas enquanto constrói o ninho para atrai-las na hora do acasalamento.
É um pássaro encantador, não acham?

*Imagens retiradas da Wikipédia.

Postado por: Luisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário