quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pinguim Imperador


O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave pertencente à família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem atingir 1,22 m de altura e pesar até 37 kg.

Classificação científica
Pinguim-Imperador
Imagem retirada de InfoEscola
Reino: Animalia
Filo:         Chordata
Classe: Aves
Ordem: Sphenisciformes
Família: Spheniscidae
Gênero: Aptenodytes
Espécie: A. forsteri

Esses animais vivem no continente antártico, em colônias muito numerosas. Na Ilha Coulman, por exemplo, chegam a reunir-se cerca de 300.000 pinguins-imperador. Esses animais apresentam monogamia em série, ou seja, só tem um parceiro em cada ano, permanecendo fiéis durante esse período.

No início do outono (março), macho e fêmea acasalam, e, após botar o ovo, a fêmea volta para o mar, deixando ao macho a tarefa de chocá-lo. Durante 64 dias o macho não faz outra coisa. Imóvel, ele passa mais de dois meses em jejum, até o ovo eclodir. Antes de o macho iniciar a incubação, o casal realiza a “operação passa-passa” do ovo, com as patas. Caso o ovo escape da pata de algum deles e caia no chão, é imediatamente desprezado, pois basta uma exposição de segundos à temperatura ambiente (que gira em torno de -30° a -80°C) para que o embrião morra.

Quando o recém-nascido rompe a casca, é o pai que lhe oferece a primeira refeição, que é uma secreção de sua goela. A fêmea, então, retorna e assume suas responsabilidades maternas, enquanto o pai vai descansar. O filhote é alimentado com peixe regurgitado. Por vezes, a fêmea alimenta não apenas seu filho, mas também outros recém-nascidos do bando.

O filhote nasce coberto por uma macia penugem cinzenta, não brilhante como a do adulto, mas opaca. Essa característica permite a máxima absorção de calor, indispensável até que ele adquira a capacidade de regular a temperatura do corpo. Com a chegada do verão, porém, a penugem é substituída pelo tradicional “fraque” dos pingüins adultos. Estes últimos possuem uma plumagem de cor preta, que cobre a cabeça, a garganta, as costas, a parte dorsal das asas e a cauda. A plumagem preta encontra-se bem delineada do restante, que é de cor clara. A parte ventral das asas e do corpo são de cor branca, já na parte mais anterior a plumagem torna-se amarela pálida, enquanto que as manchas auriculares são de um amarelo vivo. Possuem um bico que mede em torno de 8 cm, apresentando uma coloração escura na sua parte superior, enquanto que na parte inferior pode possuir cor rosa, laranja ou lilás.

A plumagem escura dessas aves torna-se castanha, de novembro a fevereiro, antes da muda anual (janeiro-fevereiro), sendo que esta leva em torno de 34 dias para ser completada.

O pinguim-imperador é um excelente nadador, pode mergulhar até  60 m de profundidade e é capaz de resistir 15 min debaixo da água. Possuem um corpo esguio que minimiza o atrito enquanto nadam, suas asas atrofiadas se tornam barbatanas duras e planas para “voarem” na água. Flutuam com facilidade graças à grande quantidade de gordura corporal que possuem.

Como essa espécie não possui locais de incubação fixos, esses pingüins precisam utilizar os chamamentos vocais para a identificação dos parceiros. Quando os adultos vocalizam, utilizam dois intervalos de frequência simultaneamente, já as crias, utilizam uma vocalização modulada em frequência para pedir comida e para chamar os pais.

A taxa de sobrevivência média anual desses pinguins é de aproximadamente 95,1%, com uma esperança média de vida de 19,9 anos.

A alimentação desses animais é composta, basicamente, por peixes, crustáceos e cefalópodes, embora a composição da dieta varie de população para população.

Texto retirado de: http://www.infoescola.com/aves/pinguim-imperador/ 

Até mais, espero que tenham gostado!

Postado por: Luisa.

domingo, 18 de novembro de 2012

Como saber se sua ave está realmente saudável!

Imagem retirada de Fazenda Visconde

É importante observar alguns detalhes em sua ave para saber se ela está realmente saudável:

➪ Penas inteiras, limpas e sem estarem quebradas ou arrepiadas.

➪ Olhos bem abertos e brilhantes.

➪ Bico dentro do tamanho padrão da espécie.

➪ A parte inferior do bico deve encaixar perfeitamente na parte superior.

➪ Musculatura peitoral normal.

➪ Resposta a estímulos.

➪ As asas não devem estar caídas.

➪ As patas devem estar perfeitas, inteiras, apoiando-se perfeitamente nos poleiros.

➪ Ausência de secreções no bico e nas narinas.

➪ Consistência, volume e cor das fezes normais.

Informações retiradas do Anuário de Cães 2010 - Artigo de Aves - Página 226.

Postado por: Luisa.

domingo, 11 de novembro de 2012

Papagaio-verdadeiro

Desculpem pela falta de postagens minhas, ando sem ideias!

Imagem retirada de Tudo Sobre a Amazônia
Ficha técnica - papagaio-verdadeiro

Nome científico: Amazona aestiva

Outros nomes: Ajuru-etê, Curau, Papagaio-comum, Papagaio-curau, Papagaio-de-fronte-azul, Papagaio-grego, Papagaio-baiano, Trombeteiro (Mato Grosso) e Louro

Comprimento: 35 a 37 cm

Peso: 400 gramas

Características físicas: cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo

Alimentação: alimenta-se de sementes e frutos nativos

Reprodução: Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas ou em barrancos. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução é de setembro a março. Demora 5 anos pra chegar a idade adulta

Curiosidades: Devido ao “dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos homens, para servir de ave de estimação. Centenas deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados

Distribuição geográfica: Interior da América do Sul, do nordeste do Brasil, leste da Bolívia, Paraguai, até o norte de Argentina. Presente no interior do Brasil, no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Centro-oeste (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso) e no Sul, Santa Catarina (inclusive litoral) e Rio Grande do Sul

Hábitos: Habita florestas úmidas, savanas, floresta de galeria, áreas cultivadas com árvores e matas com palmeiras, até 1.600 m. Comum em casais ou bandos. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado. É freqüentemente “canhoto”, razão pela qual o pé esquerdo é melhor desenvolvido. Boceja ocasionalmente. Para dormir reúne-se em bandos

Informações retiradas de: http://www.wikiaves.com.br/papagaio-verdadeiro

Bem, espero que tenham gostado, eu acho o papagaio uma ave muito bonita, engraçada e colorida!
:)

Postado por: Luisa.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quanto tempo vivem as aves?

Os dados sobre a duração de vida das aves são muito escassos, pois se baseiam em informações de criadores particulares e jardins zoológicos.




  • Albatroz 20 anos
  • Sabiá-laranjeira 30 anos
  • Bicudo 30 anos
  • Águia 40 anos (95)
  • Andorinha 8-9 anos
  • Condor 45 anos (52)
  • Coruja 27 anos (68)
  • Falcão 40 anos (55)
  • Gaivota 25 anos (47)
  • garça-real 50 anos
  • Galo e galinha 15-20 anos
  • Arara-vermelha 60 anos
  • Gralha 8-9 anos
  • Pardal 12 anos (20)
  • Pelicano 40 anos (52)
  • Pinguim 30-35 anos
  • Pomba 20 anos (35)
  • Patativa 35 anos
  • Harpia 25 anos
  • Papagaio 80 anos
  • Trinta-réis-ártico 30 anos
Os algarismos entre parênteses representam a idade máxima registrada em cada espécie.
Fonte: livro Aves do Brasil Guia Prático de Etson Bini.